Madeiras

As Nossas Madeiras Etmal

Veja alguns dos nossos projetos recentes e inspire-se para o seu próximo projeto de carpintaria.

O que é a Madeira Criptoméria Japónica?

Originária do Japão e chegada ao Arquipélago dos Açores em meados do século XIX, a criptoméria (Cryptomeria japonica) é a segunda espécie mais representada na floresta do arquipélago do Açores. Não é por isso surpresa que a madeira de criptoméria traga à região autónoma um importante contributo socioeconómico. O seu valor pode ainda reforçar-se pela aposta na inovação.

Inovação em termos de material: testou-se, com sucesso, a possibilidade de aumentar a densidade da madeira de criptoméria por ação de pressão de calor, de modo a ampliar o seu uso potencial em novas aplicações. Um exemplo é a sua a incorporação em produtos de revestimento de pisos ou de paredes interiores, que até agora não eram possíveis pela baixa densidade da madeira de criptoméria. Foi ainda estudada a possibilidade da classificação visual ou mecânica desta madeira para fins estruturais.

Inovação em termos de produto: testou-se a incorporação da madeira de criptoméria em novos produtos para a construção, como vigas (chamadas vigas i-joist), lamelados colados

(em combinação com madeiras resistentes, como eucalipto e acácia) e placas para aplicação em pavimentos em combinação com betão

No fabrico de pranchas de surf, que recorre tradicionalmente a materiais derivados do petróleo, a madeira de criptoméria está na base de uma alternativa mais sustentável. Com esta madeira e vários outros materiais orgânicos, como as resinas verdes, por exemplo, o surfista português Gonçalo Belmonte conseguiu desenvolver pranchas mais ecológicas.

Sobre a Madeira Eucalipto.

O eucalipto foi introduzido em Portugal, no início do século XIX, como uma espécie exótica que servia para embelezar parques e jardins. Tinha qualidades medicinais e, como era uma espécie de crescimento rápido, a madeira de eucalipto constituía uma fonte acessível de matéria-prima. Hoje, a madeira de eucalipto é usada em explorações agrícolas o uso de vedações, barracões, etc.

Além disso, a madeira eucalipto é uma matéria usada para produção de papel.

O que é a Madeira Pinho?

O pinho é uma madeira proveniente da árvore popularmente conhecida como pinheiro, sendo seu nome científico Araucaria Angustifolia e é muito utilizada na indústria da construção civil, devido à sua resistência, durabilidade e estética.

No caso da madeira de pinho, é uma espécie fácil de cortar e pode ser trabalhada com máquinas ou ferramentas manuais. Além disso, também pode receber vários tipos de acabamento e pode ser fixada com cola especial, o que pode-se afirmar que é uma ótima espécie de madeira para se trabalhar.

Para que serve a madeira Pinho?

Ela é muito versátil e pode ser usada de diversas formas, sendo as principais delas: mobiliário (móveis no geral, partes internas na base de móveis…), construção civil ( ripas, formas para betão, forros, rodapés, lambris, andaimes, etc). Além do mais, também é uma tipo de madeira usado em outros usos, como instrumentos

Além do mais, também é uma tipo de madeira usado em outros usos, como instrumentos, moldes, molduras para quadros, cabos de vassoura, lápis e derivados, chapas compensadas , palitos, lâmpadas decorativas e embalagens.

A madeira de pinho é conhecida por sua cor que varia de amarelo claro a castanho médio, com uma textura uniforme, com pouco brilho natural e possui um odor leve característico. Ler mais…

O que é a Madeira Acácia.

A madeira de acácia é amplamente reconhecida e apreciada em Portugal e em várias outras partes do mundo pelas suas diversas qualidades e utilidades. Originária de várias espécies de árvores do gênero Acácia, esta madeira destaca-se pela sua resistência, durabilidade e estética atrativa.

Utilizações Comuns da Madeira de Acácia

  • Mobiliário
  • Pavimentos
  • Utensílios Domésticos
  • Decoração

A madeira de acácia é uma excelente escolha para aqueles que procuram uma combinação de beleza, durabilidade e sustentabilidade. Seja para a fabricação de móveis, decoração ou outras utilizações, a acácia oferece uma solução robusta e esteticamente agradável que pode enriquecer qualquer espaço. Em Portugal, a procura por esta madeira tem vindo a crescer, acompanhando as tendências de valorização de materiais naturais e sustentáveis.

O que Fazer com Madeiras Etmal?

Saiba alguns dos projetos que pode realizar com este tipo de madeira.

Scroll to Top